VEM FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE FOODIES!

sobre mim FOODSTYLIST

PATRÍCIA ASCENSO

Idealizo, crio e desenvolvo cenários para introdução de produtos alimentares- receituário, e não alimentares- têxteis, cerâmicos, decorativos, entre outros.

Correr até ficar sem fôlego, pintar até amanhecer e construir o que a mente me impulsionava.

Desde muito nova que me destaco pela criatividade, pela energia e pelo imenso gosto em trabalhos manuais. Sempre fui de artes plásticas e de atividades práticas.

As artes fizeram parte de todo o processo académico na minha vida, dando início no ano de 2011 com a entrada para o Curso de Artes, Cerâmica e Escultura,

Aprofundamento de técnicas

Metodologias

Criação de novas obras

Manuseio do barro, da pedra, da madeira e outros materiais

No ano de 2014 dá-se a entrada para a Universidade, seguindo o Curso de Design de Moda e Têxtil, e concluindo assim com uma coleção de homem em passerelle.

Gosto pela criação

Desenvolvimento do conceito

Desenho

Confeção da roupa

Passados três anos, e com o término da faculdade, início uma nova formação, esta num segmento distinto até então, mas igualmente prazeroso- Curso de Cake Design. Entretanto, em plena faculdade, já aceitava os bolos de aniversário dos colegas mais próximos e comecei também a realizar algumas encomendas. Não havia dúvidas que precisava de aprofundar técnicas e conhecimentos.

Gosto pela gastronomia, mais direcionado para a doçaria

Dedicação de tempo à cozinha

Descoberta por novos ingredientes

Descoberta por novas receitas

Percebi que a arte que mais me apaixonava, era de facto a pastelaria e dei início no mundo profissional como ajudante de pasteleiro. Passando rapidamente para chefe de fabrico sem glúten - Entre bolos, pão e bolachas apto para celíacos , era eu quem geria toda a produção e confeção dos produtos. Contudo, a minha formação passava pela pastelaria tradicional, agregando assim a necessidade de mais uma aventura.

Foi efetivamente, neste setor que me senti totalmente feliz e preenchida profissionalmente, com total liberdade para criar, decorar e desenvolver novos produtos.

Paralelamente comecei a sentir a vontade de mostrar ao mundo todo o trabalho que criava- entra a fotografia de forma muito subtil.

A ENTRADA DA FOTOGRAFIA

Começar a fotografar os bolos, as bolachas e todos os produtos, fez-me perceber que conseguia chegar a quem estava no outro lado do ecrã de uma de forma incrível. O meu trabalho era altamente apreciado. Sem equipamentos adequados, investi num telemóvel que me permitia fazer tudo- fotografar, editar e publicar.

Algum tempo depois, exausta da vida que levava na pastelaria, decido dedicar-me 100% ao projeto de confecionar para fora - catering (desde casamentos, festas de aniversário, batizados, etc), sempre a fotografar os eventos e os produtos com o telemóvel.

Com um pouco de tempo mais disponível, começo a captar imagens mais elaboradas - colocar um pano, um ramo de árvore, a farinha caída, etc. Surge o convite para fotografar uma coleção de loiças cerâmicas, onde no mesmo dia que aceito o trabalho, invisto numa máquina fotográfica.

Nunca mais duvidei do meu gosto

pela arte de criar

Com o desenvolvimento do conceito e identidade visual, da minha marca pessoal, o reconhecimento fotográfico tornou-se numa realidade e cada imagem tinha a capacidade de contar uma história, já não passando despercebida. Fazendo muita pesquisa e analisando outros criativos, comecei a ajudar outras pessoas dentro do meio da gastronomia, e lancei-me na arte de ensinar, contando já com uma centena de alunos.
Em paralelo com o ensino, comecei a desenvolver e a ajudar marcas a encontrar o seu posicionamento fotográfico, realizando serviços de fotografia de produto e foodstyling.

Acredito que o caminho que percorremos torna-nos na pessoa que somos atualmente, e todo o conhecimento que absorvi desde o primeiro dia de escolaridade, fizeram do meu trabalho a sua excelência.